Usuários não recebem Notificações Push

As notificações push apesar de serem um mecanismo importante no processo de engajamento dos usuários com o aplicativo, também são um mecanismo sensível e que dependem de muitos fatores para funcionar. Alguns fatores são relacionados aos servidores da Apple, Google e o próprio sistema de envio de notificações e outros fatores são relacionados ao usuários do aplicativo e o ambiente em que ele utiliza o seu smartphone.

Assim, listamos os principais problema que ocorrem quando um usuário não recebe uma notificação push, juntamente com as verificações e recomendações que podem ser realizadas.

Notificações Push no iOS (iPhone e iPad):

1) O usuário não aceitou receber notificações push.

Ao instalar o aplicativo, e abri-lo, o aplicativo mostra uma caixa de mensagens solicitando permissão para receber notificações push.

Se o usuário escolher a opção “Não Permitir”, ele não receberá as notificações enviadas pelo Painel de Controle.

Para reativar, posteriormente, o usuário precisa ir até o app Ajustes -> Notificações -> Nome do Aplicativo -> e ativar a chave Permitir Notificações.

2) O dispositivo do usuário não se registrou no sistema de push

Isso ocorre quando o usuário abre o app, mas está sem conexão à internet (Wifi ou 3G/4G) disponível. Assim, mesmo que o usuário dê permissão para receber as notificações push, o aplicativo não conseguiu se registrar no servidor da Apple e o aplicativo não receberá notificações push.

Nesta caso, deve-se remover o aplicativo e instalar novamente, verificando se há acesso à internet antes de abrir o aplicativo. Assim os servidores da Apple registrarão normalmente o aplicativo.

3) O dispositivo do usuário não possui conectividade de rede

Além de ter acesso à Internet, o dispositivo deve ter acesso irrestrito à porta TCP 5223 usada pelo serviço Apple Push Notification (APNs).

Quando o dispositivo estiver se conectando a APNs por WiFi, assegure-se de que nenhum firewall esteja bloqueando pacotes TCP de entrada e saída pela porta 5223.

4) O usuário desinstalou (removeu) o aplicativo do seu smartphone ou tablet

Se o usuário removeu o aplicativo do seu smartphone ou tablet, ele não irá mais receber notificações push. Para voltar a receber as notificações push, ele deverá instalar novamente o aplicativo.

5) O dispositivo está em modo “Não Perturbe”

Se o seu iPhone ou iPad está em modo “Não Perturbe”, o aplicativo não receberá as notificações push. Desabilite o modo para voltar a receber notificações.

6) O dispositivo está em modo “Avião”

Se o seu iPhone ou iPad está em modo “Avião”, o aplicativo não receberá as notificações push. Desabilite o modo para voltar a receber notificações.

7) Se o aplicativo está aberto, em qualquer tela, não receberá a notificação push

Se o usuário estiver com o aplicativo aberto e navegando entre as telas ou vendo algum conteúdo, no momento em que você envia uma notificação push, o usuário não irá ver a notificação, pois o aplicativo já está aberto. Este é o modo padrão de funcionamento das notificações push.

Notificações Push no Android:

1) O dispositivo do usuário não se registrou no sistema de push

Isso ocorre quando o usuário abre o app, mas está sem conexão à internet (Wifi ou 3G/4G) disponível. Assim, mesmo que o usuário dê permissão para receber as notificações push, o aplicativo não conseguiu se registrar no servidor do Google e o aplicativo não receberá notificações push.

Nesta caso, deve-se remover o aplicativo e instalar novamente, verificando se há acesso à internet antes de abrir o aplicativo. Assim os servidores do Google registrarão normalmente o aplicativo.

2) O dispositivo do usuário não possui conectividade de rede

Além de ter acesso à Internet, o dispositivo deve ter acesso aos servidores do Google. Verifique se há conexão ativa com a internet e se o firewall do seu roteador não está bloqueando os servidores do Google.

3) O usuário desinstalou (removeu) o aplicativo do seu smartphone ou tablet

Se o usuário removeu o aplicativo do seu smartphone ou tablet, ele não irá mais receber notificações push. Para voltar a receber as notificações push, ele deverá instalar novamente o aplicativo.

4) O dispositivo está em modo “Avião”

Se o iPhone ou iPad está em modo “Avião”, o aplicativo não receberá as notificações push. Desabilite o modo para voltar a receber notificações.

5) O Android não está atualizado

Em alguns casos, se o sistema Android do dispositivo do usuário não estiver atualizado, ele não receberá as notificações push.

6) Se o aplicativo Google Play Services está desatualizado ou foi desinstalado/desativado

Existe um aplicativo do Google, chamado Google Play Services que é extremamente importante para o funcionamento de várias partes do Android, inclusive as notificações push.

Alguns usuário acabam desabilitando ou desinstalando esse aplicativo, por achar que não usa e não sabe para que serve, causando assim a parada de funcionamento de alguns sistemas do seu Android.

Ou, também, o Google Play Services pode estar desatualizado no smartphone.

Para o funcionamento das notificações push, é necessário habilitar o aplicativo Google Play Services e mantê-lo atualizado.

7) Se o aplicativo está aberto, em qualquer tela, não receberá a notificação push

Se o usuário estiver com o aplicativo aberto e navegando entre as telas ou vendo algum conteúdo, no momento em que você envia uma notificação push, o usuário não irá ver a notificação, pois o aplicativo já está aberto. Este é o modo padrão de funcionamento das notificações push.

8) O usuário desabilitou o recebimento de notificações push para o aplicativo

Em geral, no Android, o usuário não precisa autorizar para receber notificações push, mas ele pode desabilitar posteriormente.

Para retornar o recebimento de notificações push, o usuário deve ir no app Configurar -> Som e Notificação -> Notificações de Apps -> Nome do Aplicativo -> Remover o bloqueio e Habilitar a Prioridade Alta.

 

 

Ainda com problema? Como nós podemos ajudar?