Quais os softwares indicados para criação de conteúdo?

Conheça os softwares de editoração mais utilizados para diagramação de conteúdos, revistas, catálogos, guias e publicações digitais.

Nestes últimos anos, surgiram várias opções de softwares de editoração, que valem destacar, tanto pelo custo quanto pela facilidade de criar um conteúdo profissional.

Adobe InDesign

Um dos softwares mais famosos para diagramação de conteúdo, sejam revistas, catálogos, guias e outras publicações é o Adobe InDesign. Ele é campeão nesta área, a pelo menos 15 anos.

Ele exporta arquivos no formato PDF, ePub e o formato Folio, que é o padrão para os aplicativos Adobe DPS (Digital Publishing System).

A versão mais recente é a Adobe InDesign CC 2017. Software pago. Disponível para Mac e Windows.

iBook Author

O iBooks Author é um software da Apple para diagramação de livros digitais, mas que também serve para diagramação de outros conteúdos como ebooks, revistas, guias, checklists entre outros.

Ele exporta arquivos no formato PDF, ePub e o formato ibooks, que é o padrão para loja de livros da App Store da Apple.

É gratuito na Mac App Store. Disponível somente para Mac.

Powerpoint

Powerpoint? Sim, isso mesmo! o software da Microsoft evoluiu muito e é plenamente possível criar conteúdos diretamente nele. Já vi excelentes diagramações de revistas feitas no Powerpoint.

Imagine que cada slide é uma página de revista ou catálogo. Por exemplo, você configura o formato do slide para ser vertical no tamanho 1536px por 2494px e começa a inserir os textos e imagens.

A versão 2016 é a mais recente e pode ser adquirida junto com o Office 365. Software pago. Disponível para Windows, Mac, iPad, smartphones e tablets Android. Você cria onde quiser.

Keynote

O Keynote é o Powerpoint da Apple. É um software excelente para criação, com muitos templates disponíveis para começar as atividades.

Da mesma forma que o Powerpoint, imagine que cada slide é uma página de revista ou catálogo. Você configura o formato do slide para ser vertical no tamanho 1536px por 2494px e começa a inserir os textos e imagens.

A versão mais recente é a 7 e está disponivel na Mac App Store. Gratuito. Disponível para Mac, iPad e iPhone.

QuarkXpress

Este é um concorrente direto do Adobe InDesign. Mais indicado para produção profissionais em empresas grandes.

A versão QuarkXpress 2016 é a mais recente. Software pago.

Scribus

Sim, também mostramos uma opção Open Source. É o Scribus.

Um excelente software de editoração e diagramação criado para publicações digitais como revistas, livros, catálogos e jornais.

O Scribus está na versão 1.5.2. Gratuito. Está disponível para Windows, Mac, Linux e outros sistemas operacionais. Confira em http://www.scribus.net

Outras opções de software de editoração

Ainda há outras opções que verificamos muita gente usando para criar conteúdo e publicações digitais, como o CorelDraw, Adobe Photoshop, Microsoft Word, Apple Pages, Microsoft Publisher, e em todos estes softwares vemos bons resultados.

Também há vários novos softwares disponíveis na internet que podem ser utilizados para criação de conteúdo.

Assim, a dica é: trabalhe com o melhor software para você, que seja produtivo e que o custo caiba no bolso seu ou da sua empresa.

Todas marcas aqui descritas são de propriedade de suas respectivas empresas e foram mencionadas neste artigo como referência ao assunto de diagramação e editoração.

Ainda com problema? Como nós podemos ajudar?