Quais as dimensões ideais para uma publicação em PDF?

Para publicações em PDF, as dimensões mais adequadas são:

– largura da página = 1536 px

– altura da página = varia conforme o smartphone ou tablet. Como é impossível ter uma altura de página ideal e que atenda a todos os smartphones, vou te dar algumas recomendações:

– 2048 px (mínima e ideal para iPad),

– 2184px (ideal para Android)

– 2470px (ideal para iPhone)

Assim, conforme o seu público alvo (e smartphone que eles usam), você pode definir a melhor altura para a página do seu conteúdo em PDF.

Importante: os valores de altura acima, levam em conta que o usuário não precisará rolar a página para baixo, para ver o restante do conteúdo. Agora, se isso não for importante, e você desejar ter mais conteúdo na página, para que o usuário role a página para baixo, nada impede te ter uma altura de 4000px.

Tamanhos comuns de página:

1536px (largura) x 2048px (altura)

1536px (largura) x 2108px (altura)

1536px (largura) x 2494px (altura)

Assim, se o seu público alvo são usuários de smartphones Android, uma página de 1536 pixels por 2184 pixels, atenderá a maioria dos smartphones, não deixando bordas na parte superior ou inferior da página.

Se a altura da página for menor que 2184 pixels (por exemplo 2108px), aparecerá uma borda na parte inferior.

Se a altura da página for maior que 2184 pixels, a navegação vertical ficará habilitada, e o usuário poderá navegar (rolar a página) na vertical para ver o conteúdo da página.

Mas isso são apenas recomendações.

Muitas vezes a publicação já está diagramada ou foi baseada em um template, e nestes casos ficaria muito difícil alterar as dimensões.

Assim, nada impede que sua publicação tenha ou já exista com outras dimensões ou até em outras proporções.

Vamos imaginar um página com dimensões 1650 pixels x 4000 pixels. Neste caso, a página é bem mais alta que a dimensão da tela do smartphone ou do iPad. O que acontecerá com essa página, é que o usuário precisará rolar a tela para baixo, para visualizar o conteúdo.

Ainda com problema? Como nós podemos ajudar?