Conheça os softwares de editoração mais utilizados para diagramação de revistas, catálogos, guias e publicações digitais.

Nestes últimos anos, surgiram várias opções de softwares de editoração, que valem destacar, tanto pelo custo quanto pela facilidade de criar um conteúdo profissional.

Adobe InDesign

Um dos softwares mais famosos para diagramação de conteúdo, sejam revistas, catálogos, guias e outras publicações é o Adobe InDesign. Ele é campeão nesta área, a pelo menos 15 anos.

Ele exporta arquivos no formato PDF, ePub e o formato Folio, que é o padrão para os aplicativos Adobe DPS (Digital Publishing System).

A versão mais recente é a Adobe InDesign CC 2018, está disponível para Mac e Windows. Baixe a versão de avaliação completa e crie a sua publicação.

Nada como começar no Adobe InDesign com um template pronto, para terminar um projeto excelente e bem rápido. Confira esse template que criamos: Stack Magazine InDesign Template

Powerpoint

Powerpoint? Sim, isso mesmo! o software da Microsoft evoluiu muito e é plenamente possível criar conteúdos diretamente nele.

Já vi excelentes diagramações de revistas feitas no Powerpoint.

Imagine que cada slide é uma página de revista ou catálogo.

Por exemplo, você configura o formato do slide para ser vertical no tamanho 1536px por 2048px, que é o tamanho da tela do iPad, e começa a inserir os títulos, textos e imagens.

A versão 2016 é a mais recente e pode ser adquirida junto com o Office 365.

Disponível para Windows, Mac, iPad, smartphones e tablets Android.

Você cria onde quiser.

Scribus

Outro que vale a pena mencionar é o Scribus. E é uma opção Open Source e gratuita.

Um excelente software de editoração e diagramação criado para publicações digitais como revistas, livros, catálogos e jornais.

Outra vantagem é que o Scribus está disponível para Windows, Mac, Linux e outros sistemas operacionais. Confira em http://www.scribus.net

Outras opções de software de editoração

Ainda há outras opções que verificamos muita gente usando para criar conteúdo e publicações digitais, como o CorelDraw, Adobe Photoshop, Microsoft Word, PowerPoint, Keynote, Apple Pages, Microsoft Publisher, e em todos estes softwares vemos bons resultados.

Mas ainda, o mais utilizado pelos profissionais, diagramadores e freelancers, é o Adobe InDesign. Se tiver em dúvida, comece com ele.

Assim, a dica é: trabalhe com o melhor software para você, com o que você consegue trabalhar melhor, que seja produtivo e que o custo caiba no bolso seu ou da sua empresa.

Ahh, todas marcas aqui descritas são de propriedade de suas respectivas empresas e foram mencionadas neste artigo como referência ao assunto de diagramação e editoração.

Siga a Foggy Labs

Receba os novos artigos, materiais gratuitos e outras oportunidades.

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma de serviço que cria aplicativos para você publicar seus conteúdos, criar sua audiência no mobile e se conectar efetivamente com seus clientes.


ÚLTIMAS DO BLOG


Os 3 Principais Canais de Marketing Digital

Nos artigos anteriores desta série, detalhamos: Parte 1: o que é e para que serve um blog corporativo e Parte 2: como criar um blog corporativo Neste terceiro e último artigo da série, vamos descrever uma estratégia de como divulgar o conteúdo que você publica no seu...

Como Criar uma Revista para Android

Criar uma revista digital, nos dias de hoje, tem um papel importante no ramo da informação, pois faz curadoria, filtra e organiza o conteúdo de forma que o leitor se sinta bem em consumir esse conteúdo. E para ter vantagem, as revistas precisam se renovar: precisam...

A Importância dos Aplicativos Mobile

Nos últimos anos, estatísticas e artigos revelam o crescimento do uso de aplicativos, o aumento de aplicativos ativos em lojas de aplicativos e os bilhões de dólares em receita que também continuam a aumentar. Não há como dizer que os aplicativos não são mais...