O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing para se conectar e se envolver com uma audiência através da publicação e divulgação de conteúdo altamente relevante e direcionado.

As marcas criam confiança e estabelecem relacionamentos duradouros criando e compartilhando conteúdo digital em sites, aplicativos, email, redes sociais e canais pagos.

Através do marketing de conteúdo, as empresas se aproximam do seu público alvo, criam autoridade sobre o assunto relacionado a seus produtos e serviços, apresentando-se como líderes e recursos confiáveis.

Por que o marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente precisa mapear o que o público está procurando, não importa onde eles estão no funil de vendas.

As pessoas estão gastando muito mais tempo pesquisando antes de chegarem a comprar, e as marcas podem fornecer as respostas de que precisam por meio do conteúdo.

Conteúdo informativo, como blogs com artigos, posts e infográficos, fazem maravilhas para o conhecimento da marca em estágio inicial.

Ao avançar pelo funil, quando as perspectivas estão se preparando para fazer uma compra, eles vão querer um conteúdo mais imersivo, como whitepapers, eBooks ou vídeos de produtos.

A disponibilização desses recursos diferencia as marcas da concorrência e reforça o posicionamento da marca como sendo uma referência no mercado em que atua.

Conteúdos que chamam a atenção

O conteúdo certo fala diretamente ao público-alvo e torna as marcas memoráveis.

Os profissionais de marketing devem antecipar e responder às perguntas de seu público, mas precisam fazê-lo de uma maneira que conta uma história, o famoso storytelling, pois as histórias despertam algum tipo de emoção, e é aí que a marca vai se tornando um recurso confiável, fazendo o seu público voltar para consumir mais.

Quando o seu conteúdo responde às perguntas que seu público está perguntando, eles vêem você como um parceiro em sua jornada de compra e não apenas como um fornecedor de produtos ou serviços.

Os conteúdos irão ajudar os clientes na próxima etapa em seu processo de compra e aumentar a confiança de que o seu produto ou serviço é a solução certa para os resultados que ele está buscando

Estratégias orientadas a resultados

O que realmente faz o conteúdo se destacar, é a estratégia que está envolvida por trás dele.

O planejamento cuidadoso e a análise ajudam os profissionais de marketing a decifrar os melhores tipos de conteúdo a serem desenvolvidos para o público, a mensagem que a marca deseja transmitir e o momento e local ideal para alcançar o leitor-alvo.

As estratégias que antecipam e se adaptam às necessidades da audiência se alinham aos principais objetivos do marketing e entregarão resultados de acordo com a expectativa.

Mais do que somente conteúdo

Quando bem aplicado, o marketing de conteúdo faz mais do que conectar marcas com seus clientes atuais.

Uma abordagem holística para a promoção e o envolvimento de conteúdo aproveita o conteúdo criado em vários canais, para ampliar o público-alvo e gerar novos leads.

Aliado a estratégias de captura de emails e nutrição de leads, as campanhas de marketing de conteúdo fazem crescer a sua base de leads bem como levar novos conteúdos diretamente através do email, mantendo a sua marca sempre próxima dos clientes.

Uma forte presença social, aliada à automação de marketing, ajuda os profissionais de marketing a encontrar novos potenciais clientes e também conhecer melhor seus clientes atuais.

Aplicativos para Marketing de Conteúdo

Se falar em marketing de conteúdo parece complicado, juntar o termo “aplicativos” pode parecer algo impossível. Mas não é.

Na maioria das estratégias de marketing de conteúdo, o importante é trazer um potencial cliente para o site da empresa.

No site, o potencial cliente pode conhecer sua empresa, os produtos e serviços, efetuar uma compra ou entrar em contato.

O aplicativo, dentro da estratégia de marketing de conteúdo, funciona muito semelhante ao site:

  • No aplicativo o potencial cliente conhece sua empresa e já tem uma excelente primeira impressão, pois sua empresa tem um aplicativo nativo e na plataforma de smartphone ou tablet que ele usa. Ponto positivo.
  • Se o aplicativo tem um excelente design e entrega um experiência de usuário adequada, o usuário irá gostar de usar o aplicativo. Mais um ponto.
  • Apresentando seus produtos e serviços de forma adequada aos diferentes tamanhos de tela dos smartphones e tablets, com linguagem clara e objetiva e fácil de consumir, é mais um ponto.
  • E entregar conteúdo que atendam as expectativas dos consumidores, que respondam suas questões, que engajem e conectem, completa a estratégia.
  • Os clientes podem fazer tudo que precisam através dos aplicativos, com mais comodidade, ou ir para o site e completar o que deseja por lá.

 

Resultados através dos aplicativos

Como hipótese, vamos pensar que seu site tem cerca de 30 mil visitantes por mês. Atualmente, aproximadamente 30% desses visitantes, visitam o site e consomem o conteúdo em seus dispositivos móveis, seja smartphone sou tablets. Se sua empresa lançar um aplicativo móvel, teremos uma audiência de quase 10 mil pessoas por mês acessando o aplicativo e consumindo conteúdo, no ambiente nativo onde os visitantes vivem, o celular e o tablet. Promissor, não é?

Hoje os aplicativos estão consolidados e não temos mais dúvida de que os aplicativos fazem parte da vida das pessoas.

Facilidade, comodidade, segurança, mobilidade são termos associados aos aplicativos que escutamos todos os dias.

Assim, utilize os aplicativo na sua estratégia de marketing, coloque sua empresa nos aplicativos e ao criar conteúdo, já pense que ele será utilizado e consumido também dentro dos aplicativos.

Que tal o marketing de conteúdo? E a realidade dos aplicativos de marketing de conteúdo?

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma de serviço que cria aplicativos para empresas se conectarem efetivamente com seus clientes.


ÚLTIMAS DO BLOG


AARRR para aplicativos

Olá pessoal! Hoje o artigo é bem especial sobre marketing de aplicativos, e vamos falar do AARRR para Aplicativos. Aqui na Foggy nós falamos muito sobre marketing de aplicativos, em como obter novos usuários e transformá-los em fãs da sua marca através dos...

Update: O Novo Painel de Controle

Update é o nosso boletim de atualização que destaca as novas funcionalidades e melhorias mais recentes que adicionamos ao produto. Assim, facilmente você fica atualizado sobre o que há de novo. Confira as novidades que criamos. O Painel de Controle da Foggy Labs,...

iOS 11

O iOS 11 é o sistema operacional do iPhone e iPad que começou a habitar estes smartphones e tablets desde junho de 2017 na versão beta e neste dia 19 de Setembro na versão final. Sua interface é esplendida. Seu funcionamento é primoroso. Suas funcionalidades são...