O que é o Google Analytics?

google analytics para aplicativos de revistas para tablet e smartphone da foggy labs

Google Analytics é o serviço do Google para análise de sites e aplicativos. O Google Analytics para Aplicativos (Mobile App Analytics) fornece uma avaliação completa de toda a jornada do cliente para aplicativos: desde a descoberta e o download até o uso e envolvimento. Os relatórios são voltados para desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing, e mostram as informações que são importantes para divulgação e campanhas de marketing, avaliação de conteúdo, entre outras.
Em resumo, usar o Google Analytics para entender o comportamento e envolvimento dos usuários com os aplicativos e também para criar estratégias para aumentar e melhorar o engajamento dos usuários.

O que nós fizemos?

graph

Integramos o Google Analytics na plataforma de aplicativos de publicações digitais! Agora você também poderá acompanhar as informações, desempenho e engajamento dos usuários dos seus aplicativos através do Google Analytics, via browser (navegador) ou através dos aplicativos para iOS e Android fornecidos pelo Google.

Em conjunto com essa integração, criamos, dentro do Google Analytics, um relatório personalizado com informações e gráficos organizados para você ter uma visão rápida e completa sobre os aplicativos.

E como é esse relatório?

Chamamos esse relatório de Dashboard de Aplicativos, e ele organiza as informações em 3 grupos:

  • Dados dos usuários
  • Dados dos aplicativos
  • Dados dos conteúdos (revistas, jornais, catálogos, etc)

Dentre os dados organizados nestes grupos estão:

  • Total de Usuários no Período
  • Novos Usuários no Período
  • Usuários pelo Mundo (Mapa)
  • Usuários pelo Brasil (Mapa)
  • Usuários pelos Estados do Brasil
  • Usuários pelas Cidades do Brasil
  • Smartphones e Tablets dos Usuários
  • Plataforma dos Usuários
  • Versão dos Aplicativos
  • Tempo Médio de Uso do Aplicativo
  • Tempo Médio de Visualização do Conteúdo

 

Total de Usuários no Período: mostra o nome do aplicativo e o número total de usuários no período. Você pode selecionar o período que desejar no menu de data na parte superior direita da tela.

 

Screenshot 2015-03-16 16.54.05

DICA: Para visualizar os dados desde que os aplicativos foram publicados nas lojas, selecione a data de início com a data que o aplicativo foi publicado nas lojas, ou uma data anterior. Exemplo: se o aplicativo foi publicado em 15 de Janeiro de 2015, selecione a data de início para 01 de Janeiro de 2015.

 

Novos Usuários no Período: mostra o número de novos usuários que começaram a utilizar o aplicativo no período selecionado. Conforme o período selecionado, é possível ter uma visão mensal da aquisição dos usuários.

Screenshot 2015-03-16 17.07.21

 

Usuários pelo Mundo (Mapa): mostra a distribuição dos usuários pelos diversos países do mundo.

Screenshot 2015-03-16 17.28.06

 

Usuários pelo Brasil (Mapa): mostra a distribuição dos usuários pelo Brasil.

Screenshot 2015-03-16 17.26.31

 

Usuários pelos Estados do Brasil: mostra a quantidade de usuários distribuídos pelos Estados do Brasil

Screenshot 2015-03-16 17.26.25

 

Usuários pelas Cidades do Brasil: mostra a quantidade de usuários distribuídos pelas cidades do Brasil

Screenshot 2015-03-16 17.26.24(5)

 

Smartphones e Tablets dos Usuários: mostra a lista dos principais dispositivos dos usuários que possuem seu aplicativo instalados e estão acessando seu conteúdo.

Screenshot 2015-03-16 17.25.23

Plataforma dos Usuários: mostra a divisão percentual das plataformas que os usuários estão utilizando em conjunto com o seu aplicativo.

Screenshot 2015-03-16 17.35.07

 

Versão dos Aplicativos: mostra a divisão percentual das versões dos aplicativos que estão instalados nos dispositivos dos usuários. Bom para saber qual o percentual de usuários que já atualizaram para última versão do seu aplicativo.

Screenshot 2015-03-16 17.26.23

 

Tempo Médio de Uso do Aplicativo: mostra de forma simplificada o tempo médio de uso do aplicativo.

Screenshot 2015-03-16 17.26.23(2)

 

Tempo Médio de Visualização do Conteúdo: mostra de forma simplificada o tempo médio de visualização de cada conteúdo. Um conteúdo pode ser uma edição da revista ou jornal, um catálogo, etc. A Tela Principal representa a Tela das Capas das Edições.

Screenshot 2015-03-16 17.26.24

 

Visualização do Conteúdo pelos Usuários: é uma visualização em barras para avaliar a edição mais lida dentre as disponíveis.

Screenshot 2015-03-16 17.26.24(4)

 

Assim, você já tem um excelente relatório configurado para acompanhar o seu aplicativo. E você também poderá criar os seus próprios relatórios.

Com o Google Analytics, você também poderá programar o envio destes relatórios por Email, e periodicamente: Diário, Semana, Mensal.

Você também pode baixar os aplicativos oficiais do Google Analytics para iOS e Android:

para iPad e iPhone: https://itunes.apple.com/br/app/google-analytics/id881599038?mt=8

para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.giant

 

Para mais informações e suporte ao serviço Google Analytics, acesse a página de ajuda em português, no endereço: https://support.google.com/analytics/?hl=pt-BR e selecione a aba de Relatórios.

Se tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem!

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma de serviço que cria aplicativos para empresas se conectarem efetivamente com seus clientes.


ÚLTIMAS DO BLOG


A Importância dos Aplicativos Mobile

Nos últimos anos, estatísticas e artigos revelam o crescimento do uso de aplicativos, o aumento de aplicativos ativos em lojas de aplicativos e os bilhões de dólares em receita que também continuam a aumentar. Não há como dizer que os aplicativos não são mais...

Aplicativos: Uma Nova Esperança

Você está ficando chateado com as limitações das redes sociais? Elas não trazem o retorno suficiente? Se você for como a maioria dos criadores de conteúdo, você deseja mais do que as mídias sociais atualmente podem oferecer. Os criadores estão começando a...

Seu negócio depende de um algoritmo?

Você está arriscando todo o seu negócio colocando todos os seus ovos em uma cesta? Cuidado, pois muitas pessoas fazem exatamente isso ... Mas por que estou falando disso? Por causa de um artigo que eu li recentemente sobre uma empresa que afirma ter...

Siga a Foggy Labs

Inscreva-se na newsletter da Foggy Labs e junte-se à nossa comunidade de mais de 5.000 pessoas. Você receberá na sua caixa de entrada, os artigos mais recentes e as últimas novidades sobre nossa empresa, aplicativos e iniciativas.

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.