Aqui no Brasil e também no mundo inteiro os smartphones e tablets Android são os dispositivos com o maior número de usuários.

Assim, quando vamos publicar um aplicativo de revista digital, devemos considerar esse grande público usuário de Android, e atingir a nossa meta: publicar sua revista para Android no Google Play.

Neste artigo voce irá ter uma idéia do que é necessário para levar o app da sua revista para o Google Play e aos usuários Android.

Mas antes de entrarmos no detalhe de publicar os aplicativos no Google Play, vamos esclarecer algum ponto muito importante sobre a Banca da Apple e a Banca do Google Play.

Banca da Apple x Banca do Google

Para refrescar o entendimento sobre a Banca da Apple, a Banca da Apple é um aplicativo nativo do sistema iOS que concentra todos os aplicativos de revista que são desenvolvidos e publicados como aplicativos para a Banca.

Também é possível publicar aplicativos de revista fora da Banca da Apple.

Não há problema algum, apenas o aplicativo não terá destaques e outros benefícios quando é um aplicativo da Banca.

Você pode ver mais sobre como publicar na Banca da Apple neste artigo. (Atualização: a partir do iOS 9, não há mais o aplicativo de Banca nos iPhone e iPads).

Agora vamos esclarecer o que é a Banca do Google Play (ou Play Banca, ou Google Play Newsstand).

A Banca do Google Play é um aplicativo do Google, que possui um agregador de blogs das revistas e jornais, e também é possível comprar uma assinatura de jornais e revistas.

Mas os jornais e revistas não são aplicativos exclusivos.

As revistas ficam misturadas a outros títulos, como nos aplicativos Jornaleiro e no Revisteiro.

Assim, na minha avaliação, não é possui a mesma função da Banca da Apple, e também não é um aplicativo que concentra outros aplicativos. Confuso? É, mais ou menos.

Então, Como é um Aplicativo de Revista para Android?

Como a Banca do Google Play não nos serve para publicar um aplicativo de revistas ou jornais, a publicação acontece através de um aplicativo padrão para Android. Neste aplicativo, exclusivo para a sua revista, a primeira tela apresenta as imagens das capas das edições que estão disponíveis para os usuários.

revista para android

Esta tela tem vários nomes: prateleira, banca, shelf, newsstand, tela das edições, etc. A definição que mais gosto é a seguinte: imagine aquelas bancas de revista que vemos nas ruas, onde vendem várias revistas, jornais, balas, doces, refrigerante, etc. Agora imagine esta mesma banca, sem os doces e adicionais, e que possui somente a sua revista, mostrando todas as capas e edições  disponíveis. O seu aplicativo representa isso, no mundo físico.

Seu aplicativo é um local único, onde não há distrações de outras publicações e outros anunciantes que podem desviar o foco da sua publicação e dos seus anunciantes.

O usuários escolhe a edição que quer ler, toca na tela e inicia a leitura. Simples.

O Aplicativo dentro do Google Play

Um aplicativo de revista para Android publicado no Google Play terá a mesma visibilidade nas buscas e dentro da loja, como qualquer outro aplicativo que esteja publicado. No Google Play, há uma categoria específica para Notícias e Revistas, mas também é possível publicar na categoria relacionada ao assunto da revista. A escolha é sua, sem obrigatoriedade.

categorias de aplicativos no google play

Exemplo:

1) Você tem uma revista sobre Esportes

Você pode publicar na categoria Notícias e Revistas ou na categoria Esportes dentro do Google Play.

2) Você tem uma revista sobre Turismo

Você pode publicar na categoria Notícias e Revistas ou na categoria Turismo e Local dentro do Google Play.

Requisitos para Aplicativos de Revista para Android e Google Play

Felizmente, como o aplicativo de revista é um aplicativo padrão Android, não há requisitos específicos para que seja publicado no Google Play. Excelente!

De qualquer forma, para efeito de engajamento do seu público com o aplicativo, com a sua marca e com o conteúdo da sua publicação, recomendamos que você tenha um calendário de publicações periódicas de pelo menos 4 edições por ano.

Se for um anuário ou outro tipo de publicação com uma periodicidade maior, também não há problema.

Assim, para publicar sua revista em aplicativos Android, apenas é necessário desenvolver o aplicativo com a sua marca e escolher a primeira edição que estará disponível aos usuários dentro do aplicativo.

Engajamento dos Usuários

Também é importante utilizar de outras estratégias para engajar o seu público como através do envio de mensagens via notificações push (push notifications).

As notificações push são pequenas mensagens curtas de texto (aproximadamente 140 caracteres) que são enviadas a todos os smartphones e tablets que possuem o seu aplicativo instalado e que optaram por receber estas mensagens push.

push notifications para aplicativos de revistas para android

Nestas mensagens você pode enviar:

  • textos sobre o conteúdo da revista,
  • falar sobre novidades no seu site,
  • notícias quentes do seu segmento,
  • mensagens promocionais e
  • mensagens patrocinadas,
  • e outras

Essas mensagens aparecem para o usuário que inevitavelmente vêem a sua marca, o ícone do aplicativo e também é “desafiado” a clicar na mensagem e abrir o aplicativo.

Se ele abriu o aplicativo, a mensagem cumpriu o objetivo.

Este é um bom resumo das diferenças e requisitos para publicar um aplicativo de revista para Android dentro do Google Play.

O que não pode é sua revista ficar fora do Google Play e deixar de conquistar novos leitores, aumentar a exposição de seus anunciantes, receber avaliações, críticas e elogios. Ou também deixar o concorrente da sua publicação navegando sozinho no Google Play e capturando os seus leitores.

Ficou com dúvida em algum item? Escreva um comentário ou entre em contato!

Confira alguns dos apps publicados no Google Play, pela Foggy Labs em: Google Play da Foggy Labs

Siga a Foggy Labs

Receba os novos artigos, materiais gratuitos e outras oportunidades.

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma de serviço que cria aplicativos para você publicar seus conteúdos, criar sua audiência no mobile e se conectar efetivamente com seus clientes.


ÚLTIMAS DO BLOG


Os 3 Principais Canais de Marketing Digital

Nos artigos anteriores desta série, detalhamos: Parte 1: o que é e para que serve um blog corporativo e Parte 2: como criar um blog corporativo Neste terceiro e último artigo da série, vamos descrever uma estratégia de como divulgar o conteúdo que você publica no seu...

Como Criar uma Revista para Android

Criar uma revista digital, nos dias de hoje, tem um papel importante no ramo da informação, pois faz curadoria, filtra e organiza o conteúdo de forma que o leitor se sinta bem em consumir esse conteúdo. E para ter vantagem, as revistas precisam se renovar: precisam...

A Importância dos Aplicativos Mobile

Nos últimos anos, estatísticas e artigos revelam o crescimento do uso de aplicativos, o aumento de aplicativos ativos em lojas de aplicativos e os bilhões de dólares em receita que também continuam a aumentar. Não há como dizer que os aplicativos não são mais...

[Guia] Esse Guia Revela os 5 Passos Para Criar e Publicar Sua Revista Digital
Digite seu email abaixo para receber o guia gratuito
Powered by Foggy Labs