Criar uma revista digital, nos dias de hoje, parece um contra-senso.

Mas não é, e vou te explicar os motivos.

A quantidade de conteúdo disponível na internet traz alguns problemas para o público leitor:

  1. Sobrecarga de informação
  2. Dificuldade em saber filtrar o conteúdo bom do conteúdo ruim

Assim, as revistas tem um papel importante neste ramo da informação, pois faz curadoria, filtra e organiza o conteúdo de forma que o leitor se sinta bem em consumir esse conteúdo.

E para ter vantagem, as revistas precisam se renovar:

  • precisam estar em mais plataformas
  • ter um excelente design
  • melhorar cada vez mais em curadoria de conteúdo
  • publicar matérias mais aprofundadas sobre o assunto.

Isso irá criar uma audiência e fidelizar seu público.

Além disso, fotografia, imagens e ilustrações são itens que não podem ser deixados de lado.

E com a explosão dos vídeos, é outro item que não pode faltar na sua revista digital.

Revista Digital?

Sim!

Com toda a tecnologia disponível atualmente, criar uma revista digital se tornou muito fácil.

E é uma das formas mais econômicas de se publicar uma revista, pois não há custos da tiragem, distribuição e logística.

A revista digital chega a mais leitores e cria uma audiência muito rapidamente, através do seu site, redes sociais e do aplicativo da sua revista.

Assim, o leitor lê onde quiser.

Diagramar Para Ler no Smartphone

A diagramação é uma etapa muito importante na criação da sua revista, e para levar a melhor experiência para o leitor, o diagramador deve deixar a revista intuitiva, atraente e de fácil leitura nos smartphones.

Para uma excelente leitura nos smartphones, nós recomendamos que o tamanho mínimo das páginas seja de 1536 pixels de largura por 2108 pixels de altura, e o tamanho mínimo de fonte seja de 16pt.

O principal software de diagramação para revistas é o Adobe InDesign.

E para o design da sua revista, a recomendação é que você trabalhe em um modelo, pois deixa o trabalho de montar a revista muito mais fácil, mesmo para quem não é um ás no InDesign.

O modelo da sua revista digital gera identidade com sua marca, e conquista o leitor, que passa a reconhecer sua revista também pelo design e diagramação.

Publicar no Aplicativo

Ok!

Ja terminei a diagramação da revista.

E agora?

Agora é gerar o arquivo PDF e publicar.

Para publicar no aplicativo Android, você precisa de uma plataforma de software que irá criar o seu aplicativo e dar acesso a um sistema onde você irá publicar a sua edição.

Há algumas plataformas, e a Foggy Labs é uma das plataformas para publicação de revistas digitais.

A plataforma também devem seguir as novas tendências de uso, adaptando a sua edição para leitura também nos computadores, tablets e smartphones.

Para quem gosta apenas de escrever, mexer com tecnologia pode ser algo desafiador, já que envolve trabalhos que pouco têm a ver com conteúdo.

Assim, escolha um sistema de publicação que seja simples e eficiente, para que você mantenha o foco no conteúdo, na sua audiência e na boa experiência aos leitores.

Divulgar e Criar Autoridade

Divulgar a revista digital para o público é uma tarefa muito importante do processo.

Seu site, blog, lista de email e os aplicativos da sua revista são os principais canais que você tem total controle na divulgação.

E as redes sociais e os aplicativos de mensagem.

E quando você tem um aplicativo para sua revista, naturalmente você cria autoridade com seu leitor, pois ele percebe que você se preocupa em levar a melhor experiência de leitura para ele, através de uma aplicativo exclusivo.

Atualmente, no Brasil, um aplicativo Android para sua revista alcança 95% do público alvo, pois os smartphones Android são os mais vendidos no país.

Sua audiência irá crescer organicamente através do Google Play, que é a loja de aplicativo do Google, e onde seu aplicativo Android estará publicado.

E publicar uma revista digital em um aplicativo Android exclusivo tem um custo tão baixo, que é praticamente impossível não ter.

O retorno em marca, inovação e monetário é muitas vezes maior que o investimento para ter o seu aplicativo.

Experiência Mobile

Seja qual for a razão que levou você a criar uma revista digital e publicar também em aplicativos Android, meus parabéns.

As revistas ainda tem um longo caminho a seguir, e levar essa experiência para o mobile, vai conquistar ainda mais a sua audiência.

Além de tudo isso, seu aplicativo exclusivo será um novo ativo no seu negócio, trazendo mais valor para sua empresa e clientes.

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma de serviço que cria aplicativos para você publicar seus conteúdos, criar sua audiência no mobile e se conectar efetivamente com seus clientes.


ÚLTIMAS DO BLOG


A Importância dos Aplicativos Mobile

Nos últimos anos, estatísticas e artigos revelam o crescimento do uso de aplicativos, o aumento de aplicativos ativos em lojas de aplicativos e os bilhões de dólares em receita que também continuam a aumentar. Não há como dizer que os aplicativos não são mais...

Aplicativos: Uma Nova Esperança

Você está ficando chateado com as limitações das redes sociais? Elas não trazem o retorno suficiente? Se você for como a maioria dos criadores de conteúdo, você deseja mais do que as mídias sociais atualmente podem oferecer. Os criadores estão começando a...

Seu negócio depende de um algoritmo?

Você está arriscando todo o seu negócio colocando todos os seus ovos em uma cesta? Cuidado, pois muitas pessoas fazem exatamente isso ... Mas por que estou falando disso? Por causa de um artigo que eu li recentemente sobre uma empresa que afirma ter...

Siga a Foggy Labs

Inscreva-se na newsletter da Foggy Labs e junte-se à nossa comunidade de mais de 5.000 pessoas. Você receberá na sua caixa de entrada, os artigos mais recentes e as últimas novidades sobre nossa empresa, aplicativos e iniciativas.

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

[Guia] 5 Passos Para Criar e Publicar Sua Revista Digital
Digite seu email abaixo para receber o guia gratuito
Powered by Foggy Labs