Muitas pessoas tem o desejo de criar uma revista online, seja para divulgar informação, conhecimento ou também para ganhar dinheiro.

Mas com a quantidade de informação disponível na internet, seja em portais ou no Facebook, criar uma revista online traz desafios.

Há a necessidade de usar a criatividade para levar mais a atratividade para a revista, e com isso, criar uma audiência e fidelizar seu público.

Para ganhar vantagem sobre as fontes de informação da internet, as revistas devem ter um excelente design e publicar matérias com conteúdo aprofundado sobre o assunto.

Além disso, excelência em fotografia, imagens e ilustrações para as matérias são itens que não podem ser deixados de lado.

Para completar, a periodicidade da revista é importante, pois o público espera a revista para ver seu conteúdo.

Revista Impressa ou Revista Online?

Com toda a tecnologia disponível, criar uma revista online se tornou muito fácil.

E é uma das formas mais econômicas de se publicar uma revista, pois não há os altos custos da tiragem, além dos custos de distribuição e logística.

Uma revista online consegue chegar a mais leitores e criar uma audiência muito rapidamente.

Sua revista online pode estar no seu site, nas redes sociais, no seu aplicativo.

Isso deixa seu leitor consumir a revista onde quiser e se sentir mais confortável, seja no computador, no tablet ou em seu smartphone.

Você inicia a divulgação no momento seguinte que finalizou a diagramação e publicação da revista.

Diagramar tudo

Com todo o conteúdo disponível para a edição, a etapa de diagramar começa.

A diagramação deve deixar a revista intuitiva, atraente e de fácil leitura para todos os leitores.

Em geral, usa-se o software de editoração Adobe InDesign, mas há outras opções disponíveis, desde gratuitos a algumas centenas de reais.

Para o design da sua revista, a recomendação é que você tenha um modelo (ou template) para inserir/substituir o conteúdo.

O uso do modelo deixa o trabalho de montar a revista muito mais fácil, mesmo para quem não é um ás no InDesign.

O importante de se usar um modelo é que suas edições seguirão um padrão, e esse padrão conquista o leitor, que passa a reconhecer sua revista também pelo design e diagramação.

Publicar para Divulgar

Em geral, o arquivo final de uma revista diagramada é o famoso PDF.

A partir do arquivo PDF, você carrega o arquivo em uma plataforma de software que irá fazer a publicação da sua revista.

A Foggy Labs torna toda a publicação da revista online mais eficiente e prazerosa.

Para publicar a revista basta introduzir o documento PDF da revista e o software converte-o instantaneamente numa publicação online, facilitando todo o processo.

Agregado a isto, a plataforma segue também as novas tendências de uso, adaptando-se aos computadores, tablets e smartphones.

Os públicos tendem a estar cada vez mais no mobile, e publicar sua revista online já preparada para o mobile é muito útil, já que coloca a revista na tela de todas as pessoas que possuem um smartphone.

Para quem gosta apenas de escrever, publicar a revista online pode se tornar algo saturante, já que envolve trabalhos que pouco têm a ver com escrita.

Assim, criamos um sistema de publicação muito simples e eficiente, para que você mantenha o foco e todas as suas energias na qualidade dos conteúdos, na riqueza da informação e na boa experiência aos leitores.

Interatividades para Complementar

Outra facilidade, exclusividade e por que não dizer vantagem das revistas online são as interatividades.

Interatividades são itens adicionais que você insere na sua revista, como por exemplo: vídeos, áudios, fotos e links para sites e anunciantes.

Em uma matéria, você pode inserir um link de um vídeo no YouTube, e o leitor ao clicar no link pode assistir o vídeo, complementando o texto que você escreveu.

Em uma página de anunciante, você insere o link do site do anunciante, assim o leitor interessado pode ir para o site do anunciante e consumir o produto ou serviço desejado, cumprindo o objetivo do anúncio.

As interatividades proporcionam um nível adicional de estratégia (e monetização) para sua revista, e vemos as revistas como Forbes, Inc, Veja e outras publicações se aproveitando destes recursos.

A Evolução das Edições

Quando se cria uma revista desde o início, apenas ver o resultado final no PDF ou já publicada online já traz um sentimento de felicidade, pois é o resultado de um projeto e o desejo de ver realizado.

Para as edições seguintes, sempre irão aparecer progressos que você poderá fazer.

Você irá perceber que tem um estilo de escrita, pois isso é pessoal e se conecta ao seu público, fazendo também que sua revista seja diferente das outras.

Você também poderá criar uma marca, um logo, um slogan, um bordão.

Pois estes elementos são bons trunfos para trazer personalidade e uma identidade para a sua revista, criando o branding para sua publicação.

Você também fará melhorias no design, nas matérias, nas imagens e fotos.

A evolução não pára.

Divulgar para Conquistar

Fazer a revista online chegar ao público interessado no seu assunto ou também que tenha curiosidade pelo tema,  é uma tarefa muito importante do processo.

A divulgação nos diversos canais de comunicação que a internet disponibiliza, fará com que sua publicação atinja seu público e inicie a criação de uma audiência.

Seu site, blog, lista de email e os aplicativos da sua revista são os principais canais que você tem total controle na divulgação.

E as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Pinterest, Linkedin, entre outras.

Os aplicativos de mensagem como WhatsApp, Messenger, Skype.

A partir da plataforma da Foggy Labs, cada revista possui um link para usar na divulgação.

Você usa esse link e insere em todos os canais de comunicação que mencionei acima.

Isso dá maior visibilidade à revista, permitindo que se torne viral e alcance públicos novos para sua publicação.

Também permite que o Google encontre sua revista, fazendo com que possíveis leitores encontrem a sua revista, quando fizerem um busca no Google pelo assunto da sua publicação.

Experiência de Ponta a Ponta

Seja qual for a razão que levou você a criar uma revista online, meus parabéns.

As revistas ainda tem um longo caminho a seguir, cada vez mais no online.

Por isso você deve levar a melhor experiência a sua audiência.

Com a Foggy Labs, as suas publicações digitais passarão a ser um ativo na sua estratégia de marketing publicitário e digital.

Aproveite as facilidades e ponha mãos à obra na criação da sua primeira publicação.

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma de serviço que cria aplicativos para empresas se conectarem efetivamente com seus clientes.


ÚLTIMAS DO BLOG


O que é uma notificação push?

Notificação push é uma mensagem enviada aos usuários de um aplicativo. Quando um usuário instala um aplicativo, o próprio aplicativo pergunta se o usuário deseja receber notificações, e caso o usuário aceite, logo começará a recebê-las. Em geral, as...

AARRR para aplicativos

Olá pessoal! Hoje o artigo é bem especial sobre marketing de aplicativos, e vamos falar do AARRR para Aplicativos. Aqui na Foggy nós falamos muito sobre marketing de aplicativos, em como obter novos usuários e transformá-los em fãs da sua marca através dos...

Update: O Novo Painel de Controle

Update é o nosso boletim de atualização que destaca as novas funcionalidades e melhorias mais recentes que adicionamos ao produto. Assim, facilmente você fica atualizado sobre o que há de novo. Confira as novidades que criamos. O Painel de Controle da Foggy Labs,...

Siga a Foggy Labs

Inscreva-se na newsletter da Foggy Labs e você receberá na sua caixa de entrada, os artigos mais recentes e as últimas novidades sobre nossa empresa, aplicativos e iniciativas.

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.