Para aumentar sua base de leitores e também aumentar seus anunciantes, um dos primeiros passos neste caminho, é aumentar o número de instalações do aplicativo. Neste artigo você vai aprender como aumentar o número de instalações dos aplicativos das sua revista digital, de forma orgânica, isto é, sem anúncios ou instalações pagas.

Quanto mais usuários instalar o aplicativo da sua revista digital, mais os novos leitores entrarão em contato com o seu conteúdo e também com o conteúdo dos anunciantes. Então, como fazer para atrair mais pessoas para que instalem o seu aplicativo?

Exercício rápido: Imagine o que é que convence você a instalar um aplicativo, que é mostrado no meio de tantos outros aplicativos do mesmo tipo. Imaginou? Bom, há vários itens que podem ser considerados. Pode ser através da recomendação de um amigo, através das imagens do aplicativo que aparecem na loja, com base na classificação ou comentários do aplicativo.

Como novos usuários encontram o seu aplicativo

De acordo com o estudo da Forester Research, cerca de 63% da instalação de aplicativos vêm através da navegação nas lojas de aplicativos. Pode ser uma navegação normal, através das páginas e categorias, ou através de busca por palavras chave dentro da loja.

Busca de Aplicativos nas App Stores

Outro importante canal de descoberta dos aplicativos são os sites em geral. Pode ser o site da sua editora, da sua agência de comunicação, da sua revista, de um blog, do Google, de uma página do Facebook, do perfil do Twitter, Linkedin, Google+, etc. Cerca de 23% das pessoas que chegam na página dos aplicativos, dentro das lojas, vem através de algum destes sites. Assim, quanto mais sites tiverem o link do seu aplicativo para as lojas, potencialmente mais pessoas chegarão até lá e poderão baixar seu aplicativo.

Como os usuários definem se instalam o seu aplicativo

Um item que estimula a de decisão de instalar um aplicativo é o número de estrelas – a classificação – dado ao aplicativo pelos usuários. Claramente falando, quanto mais “estrelas” que o aplicativo recebeu, é mais provável que você vai instalar esse aplicativo. Não é tão óbvio, mas é um fator comportamental que influencia a decisão em qualquer loja de aplicativos.

classificação dos aplicativos nas app stores

Você vai se surpreender com o fato de que cerca de 60% ​​dos aplicativos na App Store da Apple não têm classificações. Isto foi confirmado pela análise realizada pela ScottLogic. Isso é uma grande notícia porque você pode facilmente ultrapassar aplicativos que são seus concorrentes, mas que não possuem comentários, apenas recebendo classificações e comentários no seu aplicativo.

Esta análise estatística realizada pela ScottLogic oferece uma conclusão muito importante. Você, como um editor ou responsável por uma revista digital mobile, pode aumentar o número de downloads dos seus aplicativos, ao aderir ao clube exclusivo dos 40% dos aplicativos que possuem classificações e comentários. Parece bom?

Como receber uma avaliação do seu aplicativo

Pergunte a seus familiares, amigos, colegas do escritório e pessoas que você confia, para que classifiquem e comentem sobre o seu aplicativo. Peça que escrevam comentários sobre itens que gostaram no aplicativo e no conteúdo da revista. E, mais importante, eles devem avaliar a sua aplicação, dando o número máximo de estrelas.

avaliações-dos-aplicativos

O que seu aplicativo precisa é de 5 a 10 comentários

Sim, no início, entre 5 e 10 avaliações são suficientes para a loja calcular a média e exibir as estrelas para os usuários. Entre 5 e 10 avaliações são relativamente fáceis de conseguir, mesmo na semana de lançamento do aplicativo. Por que é tão importante?

1)Porque esta avaliação aparece na página dos aplicativos dentro das App Stores
2)Porque aparecem também quando se faz uma busca dos aplicativos dentro das App Stores
3)Porque esta avaliação também aparece na busca do Google! Veja na imagem a seguir.

Avaliação de aplicativos aparece no Google

4)Porque se você divulgar o seu aplicativo para visitantes do seu site usando Smart Banners, os visitantes irão ver as avaliações no banner do seu aplicativo. A imagem a seguir mostra um exemplo.

Smart Banner para Revista Crossfitter

É uma ação pequena que faz uma grande diferença. Para aplicativos que foram avaliados, os Smart Banners exibem a escala de classificação por estrelas para os visitantes. O visitante vê a classificação e é estimulado a clicar e baixar o aplicativo. Além do mais, se o visitante do site com Smart Banners, já tiver instalado o aplicativo, ele pode abrir facilmente o aplicativo, através do botão do banner.

Muito interessante, não é?
E aí? Pronto para colocar estas dicas em prática?

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma de serviço que cria aplicativos para você publicar seus conteúdos, criar sua audiência no mobile e se conectar efetivamente com seus clientes.


ÚLTIMAS DO BLOG


Como Criar uma Revista para Android

Criar uma revista digital, nos dias de hoje, parece um contra-senso. Mas não é, e vou te explicar os motivos. A quantidade de conteúdo disponível na internet traz alguns problemas para o público leitor: Sobrecarga de informação Dificuldade em saber filtrar o conteúdo...

A Importância dos Aplicativos Mobile

Nos últimos anos, estatísticas e artigos revelam o crescimento do uso de aplicativos, o aumento de aplicativos ativos em lojas de aplicativos e os bilhões de dólares em receita que também continuam a aumentar. Não há como dizer que os aplicativos não são mais...

Aplicativos: Uma Nova Esperança

Você está ficando chateado com as limitações das redes sociais? Elas não trazem o retorno suficiente? Se você for como a maioria dos criadores de conteúdo, você deseja mais do que as mídias sociais atualmente podem oferecer. Os criadores estão começando a...

Siga a Foggy Labs

Inscreva-se na newsletter da Foggy Labs e junte-se à nossa comunidade de mais de 5.000 pessoas. Você receberá na sua caixa de entrada, os artigos mais recentes e as últimas novidades sobre nossa empresa, aplicativos e iniciativas.

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.