Se o marketing digital da sua empresa concentra-se em apenas ter um site, você está perdendo espaço para seus concorrentes.

Atualmente, estratégias de marketing de conteúdo, social media marketing e estratégias de mobile marketing são uma forte tendência (em alguns segmentos já são obrigatórios) em marketing digital, com o objetivo de atrair, cativar, engajar e reter clientes. Tenha certeza que estas estratégias são um diferencial competitivo para sua marca, seus produtos e serviços.

Uma breve descrição de cada uma destas estratégias:

Marketing de Conteúdo

marketing-de-conteudo

Marketing de Conteúdo concentra-se em elaborar e publicar conteúdo relevante com o objetivo de atrair, cativar e reter clientes gerando uma relação de confiança que impulsionará a conversão em vendas, e consequentemente aumentará a presença da sua marca.

Social Media Marketing

The Art of Social Media
Social Media Marketing concentra-se em disseminar o conteúdo nas redes sociais Facebook, Google+, Twitter, Pinterest, LinkedIn e outras redes sociais de nicho, com o objetivo de atrair tráfego para seu website, onde o usuário poderá consumir outros conteúdos e você pode até convertê-lo em um lead. Em uma estratégia de social media marketing, é importante criar microconteúdos específicos para publicar somente nas redes sociais, com o objetivo de se engajar em interações constantes com a audiência.

Mobile Marketing

Mobile Marketing - Foggy Labs

Mobile Marketing concentra-se em realizar ações de marketing através de dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Algumas das estratégias se concentram em envio de mensagens de texto (SMS / MMS), aplicativos, jogos, sites responsivos (sites únicos com design e navegação que se adaptam aos dispositivos móveis), mobile sites (sites exclusivos para dispositivos móveis) e ações com conteúdo entregues via captura de QR Codes, via bluetooth, beacons e por aí vai.

As estratégias de Marketing Mobile também estão em grande crescimento no Brasil devido ao número crescente de usuários de smartphones e tablets, mas as empresas enfrentam alguns problemas nessa área, como:

  1. o site da empresa apresenta problemas de visualização e navegação em smartphones e tablets. Aproximadamente 80% dos sites da internet não possuem design e navegação adequada aos smartphones e tablets!
  2. a empresa não possui um aplicativo personalizado para apresentar seus produtos, serviços e conteúdos para seus clientes e potenciais. Durante a escrita desse post, usuários já baixaram mais de 100 bilhões de aplicativos nas lojas da Apple App Store, Google Play e Amazon Appstore.

Primeiros Passos

Como as estratégias de marketing de conteúdo, social media e mobile são complementares, precisamos juntar as peças e seguir os primeiros passos:

  1. Ter um site que você possa apresentar seus produtos e serviços, mas que também possa publicar e gerenciar seus conteúdos. Como recomendação, sugerimos utilizar a plataforma WordPress. (Marketing de Conteúdo)
  2. Ajustar seu site para ser bem visualizado e bem navegável em tablets e smartphones. A utilização de um template responsivo junto com seu site WordPress garantirá facilmente este item. (Mobile Marketing)
  3. Ter uma estratégia de geração de conteúdo para publicar em seu site. Criar um calendário editorial é o primeiro passo. Criar o conteúdo in-house ou contratar uma agência ou empresa pode ser uma estratégia. (Marketing de Conteúdo)
  4. Ter uma estratégia nas redes sociais para compartilhar o conteúdo do seu site, publicar e compartilhar outros conteúdos relevante ao seu público, e promover o engajamento dos seguidores da sua empresa (Social Media Marketing)
  5. Considerar um aplicativo para iPhone, iPad e Android para personalizar sua estratégia de marketing (Mobile Marketing)

São 5 itens estratégicos para iniciar o seu projeto. E isso é só o começo.

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma que auxilia as empresas publicarem revistas, catálogos e publicações digitais em aplicativos web e mobile.

ARTIGOS RECENTES

Como criar um blog corporativo?

No artigo anterior detalhamos o que é e para que serve um blog corporativo, e também inserimos alguns dados de pesquisas sobre o uso de blogs corporativos pelas empresas. Planejar e criar um blog corporativo não é uma tarefa complicada e você pode ter seu blog...

O que é e para que serve o blog corporativo?

Atualmente, não é possível falar em marketing digital e marketing de conteúdo sem falar em blog. Já falamos sobre outros conteúdos para publicar nos aplicativos neste post: Aplicativos com Conteúdo Corporativo para Relacionamento com Clientes Mas hoje vamos falar...

Update: Aplicativos com Seções

Update é o nosso boletim de atualização que destaca as novas funcionalidades e melhorias mais recentes que adicionamos ao produto. Assim, facilmente você fica atualizado sobre o que há de novo. Confira as novidades que criamos. Como o ano passa rápido!!! E nós,...

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!