Desde o iOS 5 (sistema operacional dos iPads e iPhones), com o lançamento da Banca (Newsstand em inglês) em 2011, editores e publishers tem publicado aplicativos para suas revistas digitais, utilizando os recursos exclusivos presentes nos aplicativos desenvolvidos para a Banca.

Entre os recursos exclusivos, podemos destacar:

  • Na App Store (loja de aplicativos da Apple), os aplicativos da Banca tem categorias mais específicas que os aplicativos normais. Isso parece pouco, mas facilita o agrupamento, destaque e posicionamento entre os aplicativos que estão na mesma categoria. Fica mais claro saber quem são seus concorrentes dentro da App Store.
  • Na App Store, dentro da página do aplicativo, há um destaque para a edição mais recente publicada no aplicativo
  • Para publicar um aplicativo na Banca, a publicação precisa atender a alguns critérios, conforme descrevemos anteriormente no artigo: Como Publicar uma Revista na Banca da Apple.
  • O aplicativo fica instalado em uma pasta chamada Banca, nos iPads e iPhones dos usuários.
  • Ao abrir a pasta Banca, o usuário tem a visibilidade da capa mais recente publicada para cada revista ou jornal.

Na perspectiva do usuário, apareceram algumas desvantagens:

  • No iPad ou iPhone do usuário, na Banca sempre aparece a capa da edição mais recente. É super interessante, mas por outro lado, como a capa sempre muda, muitas vezes o usuário não reconhece o ícone, como se fosse um aplicativo fora da banca.
  • Ao receber uma notificação via push, o aplicativo não fica com aquela bolinha vermelha, informando que há uma atualização exclusiva para aquele aplicativo.
  • Muitas vezes os usuários instalam os aplicativos para Banca, a partir da App Store, mas depois não sabem onde o aplicativo foi parar dentro do seu iPad ou iPhone.
  • Usuários não conseguem tirar os aplicativos de dentro da Banca e deixar como um  aplicativo fora da banca.

Quando o iOS 7 foi lançado, a Apple introduziu um novo ícone para a Banca (aproveitando-se do design flat que envolveu todo o lançamento do iOS7), para tentar renovar o modo funcional da Banca.

Ao que vemos, não deu resultado.

E através das ações da Apple em remover a Banca com o lançamento do iOS 9, vemos que a experiência de uso melhorará muito, resolvendo as inconsistências na perspectiva dos usuários.

 

ios9_icon_large_2x

Vamos para fora da Banca?

Então, o que isso significa para os editores e publishers, especialmente, para os editores que já tem um aplicativo publicado para a Banca? Significa, de forma rápida e objetiva: excelentes notícias!!

Quando ouvimos a notícia pela primeira vez aqui na Foggy Labs, ficamos receosos, para dizer o mínimo, pois como somos um fornecedor de aplicativos para publicações digitais e com grande foco em levar as publicações de nossos clientes para a Banca da Apple.

Depois de racionalizar e entender efetivamente as mudanças, percebemos que esta é realmente uma grande notícia para os editores e, especialmente, os editores com aplicativos já publicados na Banca!

O impacto será mínimo é extremamente positivo!

Os ganhos, serão enormes na experiência de uso e engajamento dos usuários!

O iOS 9 já está disponível para teste, em modo beta pela Apple, e se você instalar o iOS 9 no seu iPad, você irá notar que o ícone da Banca se foi e todos os aplicativos da Banca foram convertidos em aplicativos normais (fora da banca).

Esta é uma grande notícia, pois melhora a experiência de uso, de acordo com a perspectiva dos usuários:

  • Os usuários terão os aplicativos de revistas digitais junto com os outros aplicativos, na tela principal do iPad e iPhone. Isso resolve a questão do aplicativo escondido em uma pasta.
  • O aplicativo terá o ícone da marca da sua revista, conforme utilizado no projeto. Para ver a capa da edição mais recente, o usuário deve abrir o aplicativo.
  • Ao receber um push, o aplicativo ficará com a bolinha vermelha, informando uma atualização de conteúdo.
  • Se o usuário já tiver aplicativos de Banca e instalar o iOS 9, os aplicativos que já estavam instalados ficarão em uma pasta chamada Banca. Estes aplicativos poderão ser retirados da pasta e posicionados na tela principal do iPad e iPhone, como qualquer outro aplicativo.

 

Meu aplicativo está na Banca. Preciso fazer algo?

Neste momento, não há ação necessária para os editores e publishers.

Os aplicativos desenvolvidos na plataforma da Foggy Labs continuam funcionando, tanto no iOS 6, 7, 8 e no 9 beta.

Como o iOS 9 ainda está em teste, estamos acompanhando as atualizações que a Apple está liberando a cada versão dentro do teste beta.

Em caso de alguma alteração necessária, estaremos prontos para efetuar as alterações necessárias aos nossos clientes.

Deixamos claro, também, que o fim da Banca não significa o fim dos aplicativos para publicações digitais.

Os aplicativos continuam evoluindo, as plataformas de publicação estão ficando mais robustas e novas formas de engajar os clientes estão aparecendo (falaremos sobre isso em um próximo artigo!).

 

Sobre a Foggy Labs e os Aplicativos para Publicações Digitais?

Estamos muito animados com o lançamento do iOS 9, uma vez que dá aos editores mais oportunidade para a exposição e descoberta dos seus aplicativos.

Como detalhei anteriormente, estamos acompanhando o desenvolvimento do iOS 9 de perto e vamos, naturalmente, fornecer todo o suporte necessário aos nossos clientes.

Vamos continuar a melhorar o nosso produto para lhe fornecer a melhor e mais acessível ferramenta para a publicação de seu conteúdo.

Vamos expandir para mais canais e plataformas, somando às que já atendemos hoje.

Vamos juntos?

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma que auxilia as empresas publicarem revistas, catálogos e publicações digitais em aplicativos web e mobile.

ARTIGOS RECENTES

Como criar um blog corporativo?

No artigo anterior detalhamos o que é e para que serve um blog corporativo, e também inserimos alguns dados de pesquisas sobre o uso de blogs corporativos pelas empresas. Planejar e criar um blog corporativo não é uma tarefa complicada e você pode ter seu blog...

O que é e para que serve o blog corporativo?

Atualmente, não é possível falar em marketing digital e marketing de conteúdo sem falar em blog. Já falamos sobre outros conteúdos para publicar nos aplicativos neste post: Aplicativos com Conteúdo Corporativo para Relacionamento com Clientes Mas hoje vamos falar...

Update: Aplicativos com Seções

Update é o nosso boletim de atualização que destaca as novas funcionalidades e melhorias mais recentes que adicionamos ao produto. Assim, facilmente você fica atualizado sobre o que há de novo. Confira as novidades que criamos. Como o ano passa rápido!!! E nós,...

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!