Aqui no Brasil e também no mundo inteiro os smartphones e tablets Android são os dispositivos com o maior número de usuários.

Assim, quando vamos publicar um aplicativo de revista digital, devemos considerar esse grande público usuário de Android, e atingir a nossa meta: publicar sua revista para Android no Google Play.

Neste artigo voce irá ter uma idéia do que é necessário para levar o app da sua revista para o Google Play e aos usuários Android.

Mas antes de entrarmos no detalhe de publicar os aplicativos no Google Play, vamos esclarecer algum ponto muito importante sobre a Banca da Apple e a Banca do Google Play.

Banca da Apple x Banca do Google

Para refrescar o entendimento sobre a Banca da Apple, a Banca da Apple é um aplicativo nativo do sistema iOS que concentra todos os aplicativos de revista que são desenvolvidos e publicados como aplicativos para a Banca.

Também é possível publicar aplicativos de revista fora da Banca da Apple.

Não há problema algum, apenas o aplicativo não terá destaques e outros benefícios quando é um aplicativo da Banca.

Você pode ver mais sobre como publicar na Banca da Apple neste artigo. (Atualização: a partir do iOS 9, não há mais o aplicativo de Banca nos iPhone e iPads).

Agora vamos esclarecer o que é a Banca do Google Play (ou Play Banca, ou Google Play Newsstand).

A Banca do Google Play é um aplicativo do Google, que possui um agregador de blogs das revistas e jornais, e também é possível comprar uma assinatura de jornais e revistas.

Mas os jornais e revistas não são aplicativos exclusivos.

As revistas ficam misturadas a outros títulos, como nos aplicativos Jornaleiro e no Revisteiro.

Assim, na minha avaliação, não é possui a mesma função da Banca da Apple, e também não é um aplicativo que concentra outros aplicativos. Confuso? É, mais ou menos.

Então, Como é um Aplicativo de Revista para Android?

Como a Banca do Google Play não nos serve para publicar um aplicativo de revistas ou jornais, a publicação acontece através de um aplicativo padrão para Android. Neste aplicativo, exclusivo para a sua revista, a primeira tela apresenta as imagens das capas das edições que estão disponíveis para os usuários.

revista para android

Esta tela tem vários nomes: prateleira, banca, shelf, newsstand, tela das edições, etc. A definição que mais gosto é a seguinte: imagine aquelas bancas de revista que vemos nas ruas, onde vendem várias revistas, jornais, balas, doces, refrigerante, etc. Agora imagine esta mesma banca, sem os doces e adicionais, e que possui somente a sua revista, mostrando todas as capas e edições  disponíveis. O seu aplicativo representa isso, no mundo físico.

Seu aplicativo é um local único, onde não há distrações de outras publicações e outros anunciantes que podem desviar o foco da sua publicação e dos seus anunciantes.

O usuários escolhe a edição que quer ler, toca na tela e inicia a leitura. Simples.

O Aplicativo dentro do Google Play

Um aplicativo de revista para Android publicado no Google Play terá a mesma visibilidade nas buscas e dentro da loja, como qualquer outro aplicativo que esteja publicado. No Google Play, há uma categoria específica para Notícias e Revistas, mas também é possível publicar na categoria relacionada ao assunto da revista. A escolha é sua, sem obrigatoriedade.

categorias de aplicativos no google play

Exemplo:

1) Você tem uma revista sobre Esportes

Você pode publicar na categoria Notícias e Revistas ou na categoria Esportes dentro do Google Play.

2) Você tem uma revista sobre Turismo

Você pode publicar na categoria Notícias e Revistas ou na categoria Turismo e Local dentro do Google Play.

Requisitos para Aplicativos de Revista para Android e Google Play

Felizmente, como o aplicativo de revista é um aplicativo padrão Android, não há requisitos específicos para que seja publicado no Google Play. Excelente!

De qualquer forma, para efeito de engajamento do seu público com o aplicativo, com a sua marca e com o conteúdo da sua publicação, recomendamos que você tenha um calendário de publicações periódicas de pelo menos 4 edições por ano.

Se for um anuário ou outro tipo de publicação com uma periodicidade maior, também não há problema.

Assim, para publicar sua revista em aplicativos Android, apenas é necessário desenvolver o aplicativo com a sua marca e escolher a primeira edição que estará disponível aos usuários dentro do aplicativo.

Engajamento dos Usuários

Também é importante utilizar de outras estratégias para engajar o seu público como através do envio de mensagens via notificações push (push notifications).

As notificações push são pequenas mensagens curtas de texto (aproximadamente 140 caracteres) que são enviadas a todos os smartphones e tablets que possuem o seu aplicativo instalado e que optaram por receber estas mensagens push.

push notifications para aplicativos de revistas para android

Nestas mensagens você pode enviar:

  • textos sobre o conteúdo da revista,
  • falar sobre novidades no seu site,
  • notícias quentes do seu segmento,
  • mensagens promocionais e
  • mensagens patrocinadas,
  • e outras

Essas mensagens aparecem para o usuário que inevitavelmente vêem a sua marca, o ícone do aplicativo e também é “desafiado” a clicar na mensagem e abrir o aplicativo.

Se ele abriu o aplicativo, a mensagem cumpriu o objetivo.

Este é um bom resumo das diferenças e requisitos para publicar um aplicativo de revista para Android dentro do Google Play.

O que não pode é sua revista ficar fora do Google Play e deixar de conquistar novos leitores, aumentar a exposição de seus anunciantes, receber avaliações, críticas e elogios. Ou também deixar o concorrente da sua publicação navegando sozinho no Google Play e capturando os seus leitores.

Ficou com dúvida em algum item? Escreva um comentário ou entre em contato!

Confira alguns dos apps publicados no Google Play, pela Foggy Labs em: Google Play da Foggy Labs

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma que auxilia as empresas publicarem revistas, catálogos e publicações digitais em aplicativos web e mobile.


 

ARTIGOS RECENTES


 

Como criar um blog corporativo?

No artigo anterior detalhamos o que é e para que serve um blog corporativo, e também inserimos alguns dados de pesquisas sobre o uso de blogs corporativos pelas empresas. Planejar e criar um blog corporativo não é uma tarefa complicada e você pode ter seu blog...

O que é e para que serve o blog corporativo?

Atualmente, não é possível falar em marketing digital e marketing de conteúdo sem falar em blog. Já falamos sobre outros conteúdos para publicar nos aplicativos neste post: Aplicativos com Conteúdo Corporativo para Relacionamento com Clientes Mas hoje vamos falar...

Update: Aplicativos com Seções

Update é o nosso boletim de atualização que destaca as novas funcionalidades e melhorias mais recentes que adicionamos ao produto. Assim, facilmente você fica atualizado sobre o que há de novo. Confira as novidades que criamos. Como o ano passa rápido!!! E nós,...

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!