Seja na hora de conquistar mais leitores para sua revista ou de vender uma página da sua revista para um anunciante, apresentamos 8 motivos para auxiliar na sua estratégia de publicar sua revista digital na forma de aplicativos.

Como bônus, após publicar sua revista digital na forma de aplicativos, utilize estas informações em seu mídia kit, ou durante uma conversa com um potencial anunciante para sua revista.

Confira as dicas para publicar sua revista digital nas lojas de aplicativos:

 

1) Amplo alcance

Atualmente os canais de informação disponíveis são diversos, passando por TV, jornais, revistas, internet, rádio, entre outros. É tanto conteúdo que as pessoas não conseguem consumir diariamente as informações que desejam. E muitas vezes as pessoas não conseguem separar informações de qualidade.

Neste ponto entram as revistas, pois são conteúdos que foram curados por uma equipe responsável, e a facilidade de consumir o conteúdo de uma revista é muito grande, quando falamos de revista impressa e revista em forma de aplicativo mobile.

Para o caso do flip (flipbook) no site, já não é a mesma coisa, pois depende de um computador, acesso a internet constante, o leitor ir até seu site, clicar na revista, esperar carregar e começar a ler. Não é muito prático.

Revistas em forma de aplicativos não ocupam espaço físico, seja na bolsa ou na mochila. Está disponível na mão do leitor. Várias revistas. Várias edições. Leitura no tablet e no smartphone. Leitura em qualquer lugar. Em casa, no trabalho, no ônibus, no metrô, no carro, na praia, na escola, no parque. Seja para lazer ou profissional. Está cada vez mais conquistando novos leitores!

A revista publicada na forma de aplicativo é prática pois é um aplicativo, e as pessoas que tem smartphones e tablets já sabem como lidar com os aplicativos. O treinamento já foi dado!

As revistas mais lidas atingem um número maior de pessoas do que os programas de TV mais assistidos, e atualmente, mesmo com a TV ligada, os smartphones e tablets estão na mão dos leitores que estão consumindo conteúdo.

E esse consumo de conteúdo a partir dos smartphones e tablets tem aumentado a cada ano. Para aumentar o número de leitores da sua revista e a visualização das páginas dos seus anunciantes, atualmente a melhor estratégia é através dos aplicativos de revistas digitais.

 

2) Eficiência em atingir públicos específicos

A grande variedade de publicações permite atingir leitores, considerando aspectos demográficos, estilo de vida e interesses, possibilitando direcionar o conteúdo e as mensagens de acordo com cada público.

As lojas de aplicativos também separam as revistas em categorias, facilitando ao potencial leitor encontrar o título pretendido ou mesmo descobrir outros títulos de acordo com seu interesse e estilo de vida.

As categorias de revistas e jornais disponíveis nas lojas de aplicativos se configuram entre:

Artes Fotografia Automotivo
Noivas e Casamentos Negócios Investimentos
Para Crianças Computadores Internet
Cozinha Comidas Bebidas
Artesanato Eletrônicos Áudio
Entretenimento Moda e Estilo Saúde
Bem Estar História Casa
Jardinagem Literatura Para Homens
Para Mulheres Filmes Música
Notícias Política Atividades Outdoor
Natureza Pais e Família Animais de Estimação
Atividades Profissionais Notícias Regionais Ciência
Esportes Lazer Para Jovens e Adolescentes
Viagem

A segmentação ja está criada e as lojas de aplicativos fazem recomendações de acordo com o perfil do usuário. Se sua revista não está lá, possivelmente a revista do seu concorrente será recomendada.

Para os anunciantes, sua mensagem atinge diretamente o consumidor final, um público formador de opinião que é o leitor de revistas digitais em forma de aplicativo.

 

3) O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é melhor

Na perspectiva do dono da revista, o ROI (retorno sobre o investimento) para alcançar mais leitores através dos aplicativos de revistas digitais é muito alto, pois:

  • Não há aumento de custo de editoração, pois e possível utilizar o mesmo PDF que vai para a gráfica (sem as marcas de corte) ou para o flip.
  • Não traz overhead para a equipe de editoração.
  • Não há aumento de custo de impressão, pois não há papel ou tinta no processo.
  • Não há aumento de custo de distribuição, pois, por exemplo, sua edição digital pode ir de 1 mil a 10 mil downloads e o custo mensal não se altera.

Os aplicativos da sua revista também são ativos de marketing da sua empresa / editora.

Na perspectiva do anunciante, Estudos demostram que, ao alocar mais verbas em revistas no mix de mídia, os investimentos de marketing e publicidade são potencializados em todas as categorias de produtos. Se você tem sua revista em forma de aplicativo, o anunciante estará mais inclinado a anunciar com você!

A marca e/ou produto dos anunciantes estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana dentro dos aplicativos e edições. Os leitores carregam seus anúncios pra lá e pra cá, dentro de seus bolsos. Poucas mídias conseguem isso!

 

4) Experiência única de leitura e visualização

Ao ler uma revista, o leitor sente que o tempo e o dinheiro investidos realmente valem a pena, pois o tornam mais inteligente e aumentam o seu poder de reflexão.

É fato que o conteúdo publicado nas revistas direcionam o comportamento e estilo de vida das pessoas. Um grande vantagem das revistas, é que trazem assuntos de forma selecionada e organizada, visto que hoje na internet a quantidade de informações é enorme, mas de forma desorganizada.

No mundo dos aplicativos de revistas digitais, o uso de interatividades traz uma nova experiência ao leitor, pois é possível interagir com a revista de várias formas como:

  • Visitando links de sites, portais e anunciantes presentes na revista
  • Entrar em contato por email através do aplicativo da revista
  • Assistir vídeos na própria página da revista, como entrevistas, making of’s, propagandas em forma de vídeo, apresentações de produto
  • Ouvir áudios, como entrevistas, reportagens, narrações, jingles, podcasts

A tecnologia para criação e publicação de interatividades está disponível e é possível utilizar em conjunto com o PDF. A criatividade e o orçamento disponível é que, de certa forma, limitam o seu uso.

 

5) Total envolvimento dos leitores

A leitura das revistas requerem concentração e envolvimento. O que é fantástico! Pois prendem a atenção do leitor, enquanto a informação é consumida e processada. Assim, as revistas possuem o menor índice de dispersão entre todas as mídias.

Na revista impressa, para você envolver novamente o leitor, você precisa enviar uma nova edição.

No flip, você precisa enviar em email marketing (para aqueles que optaram por receber o email), e esperar que eles acessem o email deles e sigam até o site da revista. Não é fácil.

No aplicativo, ao publicar uma nova edição, enviamos uma notificação de nova edição, que aparece nos smartphones e tablets e o leitor automaticamente vê esta mensagem, toca e já acessa o aplicativo. Há casos em que a nova edição já estará disponível para começar a ler. É mais fácil de envolve e engajar o leitor!

 

6) Alto impacto nos anúncios

O grande envolvimento dos leitores com as revistas faz com que os anúncios tenham maior impacto e tragam retorno para os anunciantes.

O conteúdo dos anúncios em revistas faz com que os leitores riam, chorem, pensem, desejem, enfim: se emocionem, fazendo com que as pessoas reajam e se conectem com as marcas anunciadas.

Ao criar anúncios interativos, com vídeos e áudios, o impacto é maior ainda, pois além das emoções geradas, o leitor interage com o conteúdo do anúncio.

 

7) Maior longevidade do conteúdo

Os leitores consultam as revistas digitais diversas vezes. Os tablets e smartphones deixam isso muito fácil. Como nas revistas impressas, muitos leitores colecionam as revistas em seus dispositivos, propiciando exposições adicionais aos anúncios.

No flip não é possível colecionar, pois depende do download da revista, que muitas vezes não é disponibilizado. Quando é possível o download do flip, o arquivo fica em alguma pasta do computador, que dependerá da organização do leitor para que a edição seja novamente encontrada. No aplicativo, a organização das revistas e das edições já estão prontos. É menos trabalho para o leitor.

 

8) Credibilidade e reconhecimento

A credibilidade e reconhecimento da sua revista aumentará devido a vários fatores:

  • Atual e moderna, pois aderiu à tendência e já tem aplicativos para iPad, iPhone e Android
  • Sustentável, pois aumenta sua base de leitores, com menos consumo de papel
  • Rentável, pois aumenta o valor para seus anunciantes através de novos canais de distribuição
  • Competitiva, pois os concorrentes também estão indo para os aplicativos

 

Nosso objetivo é informar aspectos importantes sobre essa tendência (que não tem mais volta!) de publicar as revistas em forma de aplicativos, seja na loja de aplicativos da Apple ou do Google Play (e também na Amazon do Brasil).

Com estes itens, acredito que ficará um pouco mais fácil de tomar a decisão ou de também criar uma estratégia de curto prazo para colocar sua publicação nestes novos canais de distribuição.

 

O que achou do conteúdo? Ficou alguma dúvida? Escreva um comentário ou mande-nos uma mensagem!

Sobre o autor: Robson Wolanski é fundador da Foggy Labs, uma plataforma que auxilia as empresas publicarem revistas, catálogos e publicações digitais em aplicativos web e mobile.

ARTIGOS RECENTES

Como criar um blog corporativo?

No artigo anterior detalhamos o que é e para que serve um blog corporativo, e também inserimos alguns dados de pesquisas sobre o uso de blogs corporativos pelas empresas. Planejar e criar um blog corporativo não é uma tarefa complicada e você pode ter seu blog...

O que é e para que serve o blog corporativo?

Atualmente, não é possível falar em marketing digital e marketing de conteúdo sem falar em blog. Já falamos sobre outros conteúdos para publicar nos aplicativos neste post: Aplicativos com Conteúdo Corporativo para Relacionamento com Clientes Mas hoje vamos falar...

Update: Aplicativos com Seções

Update é o nosso boletim de atualização que destaca as novas funcionalidades e melhorias mais recentes que adicionamos ao produto. Assim, facilmente você fica atualizado sobre o que há de novo. Confira as novidades que criamos. Como o ano passa rápido!!! E nós,...

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Quer mais informações sobre aplicativos para empresas?

Entre para o nosso grupo exclusivo de pessoas que recebem nossos artigos e conteúdos diretamente por email.

Obrigado pelo interesse em entrar no grupo! Em breve você começará a receber nossos artigos e conteúdos no seu email!

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!